Fabián Gauseño

quinta-feira, 4 de março de 2010

Produção de alimentos deve manter expansão de 4% ao ano na próxima década
Afirmação é do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes
Célia Froufe, da Agência Estado
BRASÍLIA - A produção brasileira de alimentos deve manter o ritmo de crescimento médio de 4% ao ano nos próximos 10 anos, segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. "Nada indica que esse crescimento não vá continuar nos próximos 10 anos no mesmo nível", considerou. Para ele, a taxa pode ser considerada positiva, já que a perspectiva é de que a economia internacional não crescerá a taxas que chegam sequer à metade dessa projeção para a agricultura.

Assim, segundo Stephanes, quem ditará a capacidade de produção brasileira será o mercado externo, ainda que esteja previsto o aumento da demanda interna. Para ele, 75% desse crescimento estará baseado no aumento da produtividade, enquanto os demais 25% devem ser provenientes da incorporação de novas áreas. "Em primeiro lugar, teremos a recuperação de áreas degradadas e a utilização de áreas de pastagens", citou.

O ministro disse também que é preciso melhorar o manejo da pecuária. "A pecuária caminha cada vez mais para uma produção intensiva ou semi intensiva. Em consequência disso, haverá liberação de grande quantidade de terras", salientou. Ele acrescentou que espera crescimento das áreas utilizadas para a produção agrícola na região do Matopiba (área formada por parte dos Estados de Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia).

Site fuente: http://economia.estadao.com.br/noticias/producao-de-alimentos-deve-manter-expansao-de-4-ao-ano-na-proxima-decada,not_7543.htm


Musica:
Êxitos dos ´80: http://globoradio.globo.com/RadioClick/Player/2/0,,KY517993-5936,00.html